Por João Marinheiro
fonte: (airandinas)
Motor a quatro tempos |
Portanto: 1 ciclo = 720º = 4 tempos = 6 fases.
Movimento do pistão do Ponto Morto Alto (PMA) para o Ponto Morto Baixo (PMB) com a válvula de admissão aberta. Neste tempo ocorre a primeira fase: admissão, o pistão aspira a mistura ar-combustível para dentro do cilindro. Quando o pistão atinge o Ponto Morto Baixo (PMB) a válvula de admissão se fecha, prendendo a mistura no cilindro.
Movimento do pistão do Ponto Morto Baixo (PMB) para o Ponto Morto Alto (PMA) com as duas válvulas fechadas (admissão e escapamento). Neste tempo ocorre a Segunda fase: compressão, o pistão comprime a mistura ar-combustível presa no cilindro. Terceiro Tempo: Tempo Motor Após o segundo tempo ocorre a terceira fase: ignição, quando a vela produz a faísca e a quarta fase: combustão. Quarto Tempo: Escapamento Movimento do pistão do Ponto Morto Baixo (PMB) para o Ponto Morto Alto (PMA), com a válvula de escapamento aberta. Neste tempo ocorre a sexta fase: escapamento, os gases queimados são expulsos do cilindro pelo pistão. Quando o pistão chega ao PMA a válvula de escapamento fecha-se encerrando o ciclo, e então tudo se repetira na mesma seqüência. Modificações no ciclo a Quatro Tempos São ajustes para se obter a máxima eficiência durante o funcionamento. · AvAA - Avanço na Abertura da Válvula de Admissão: antecipação da abertura da válvula de admissão para que quando o pistão chegar no PMA ela já esteja totalmente aberta. · AtFA – Atraso no Fechamento da Válvula de Admissão: o válvula é fechada um pouco depois do pistão chegar ao PMB, pois permite a mistura continuar entrando no cilindro, devido a inércia da mistura que se encontra no tubo de admissão. · AvAE – Avanço no Abertura da Válvula de Escapamento: a válvula de escapamento é aberta antes do pistão atingir o PMB, para que os gases escapem logo e não exerçam oposição quando o pistão começar a subir. · AtFE – Atraso no Fechamento da Válvula de Escapamento: os gases continuam saindo quando o pistão chega ao PMA, devido a inércia. Cruzamento de Válvulas Situação em que ocorre o início da admissão, quando as duas válvulas estão abertas simultaneamente devido ao AvAA – Avanço na Abertura da Válvula de Admissão e ao AtFE – Atraso do Fechamento da Válvula de Escapamento. |
Motor a dois tempos |
Portanto: 1 ciclo = 360º = 2 tempos = 6 fases. Primeiro Tempo O pistão sobe (admitindo que o motor já esteja funcionando), comprimindo a mistura no cilindro e produzindo uma rarefação no carter. Aproximando-se do PMA, dá-se a ignição e a combustão da mistura. Ao mesmo tempo dá-se a admissão da mistura nova no cárter, devido a rarefação que se formou durante a subida do pistão. Segundo Tempo Os gases se expandem, fazendo o pistão descer, comprimindo a mistura no carter. Aproximando-se do PMB, o pistão abre a janela de escapamento, permitindo a saída dos gases queimados. A seguir abre-se a janela de transferência e a mistura no carter invade o cilindro, expulsando os gases queimados.
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