17 de jan. de 2010

Sala de aula: IFR (parte5)

Por João Marinheiro
fonte: airandinas

NDB - No Directional Beacon

É a estação de rádio transmissora, cuja finalidade específica é a navegação, utilizando o sistema de irradiação de ondas não direcionais de onde provém o seu nome NDB (No Directional Beacon - maiores informações capítulo 1). O NDB transmite geralmente em ondas de baixa freqüência, operando na faixa de 200 a 400Mhz e emite em traço contínuo identificado em curtos intervalos de tempo, pelo seu prefixo em código Morse.

O aparelho usado pela aeronave para receber uma estação NDB é o ADF (Automatic Direction Finder). O ADF é um rádio receptor com antena Loop capaz de determinar a direção das ondas emitidas por uma estação (NDB).

O ADF, além da antena LOOP que capta as ondas de rádio, ainda se compõe de um indicador de azimute (Rosa dos Ventos) que se interpreta como sendo orientada no sentido do eixo longitudinal da aeronave de modo que o 0º fique para a proa e o 180º fique para a cauda e o ponteiro que tem a finalidade de indicar onde está a estação transmissora.

Há três equipamentos receptores de bordo das ondas eletromagnéticas e emitidas por NDB´s:

Limbo Fixo

Limbo Fixo

Imagine que esteja voando na proa 205º (em relação ao Norte Magnético) e que a estação esteja no seu lado direito como na figura ao lado. No ADF de limbo fixo, a marcação 0º sempre coincide com a proa do avião, portando a indicação lida pelo ponteiro é a direção em que se encontra a estação NDB. Esta marcação é chamada de Marcação Relativa e no caso ao lado seu valor é de MR=065º. Resumindo, para acharmos o QDM ou o QDR temos que somar a proa (curso) com o MR para obtermos a MMG.

Limbo Móvel
No caso do ADF com o Limbo Móvel Manualmente, ajusta-se a Rosa do Ventos como se desejar. Por exemplo no caso ao lado, a aeronave voa com a proa 30º, ajustando-se o Limbo com a proa voada e lendo a indicação do ponteiro a valor tido já é o QDM=130º e o QDR=310º em relação ao NDB. Portanto não é necessário somar o MR como no caso anterior. O ajuste do Limbo elimina o MR e já nos dá o valor desejado.
Limbo Móvel Automaticamente (RMI)

ifr_3.gif (20336 bytes)

Neste equipamento a forma de leitura é a mesma do equipamento anterior (ADF de Limbo Móvel Manualmente), mas não há ajuste de Limbo Manualmente o próprio aparelho se ajusta conforme a proa da aeronave. Além da indicação do NDB este aparelho nos da a indicação do VOR, assim como outras referências que podem ser notadas na figura acima. No caso acima a aeronave está voando na proa do NDB, que é de 60º.

Marcações

Marcação Relativa (MR):
É o ângulo formado entre o eixo longitudinal da aeronave e a direção da estação. Sempre no sentido horário.


Marcação Verdadeira (MV): É o ângulo formado entre o Meridiano Verdadeiro e a direção da estação.

Colocando-se o valor da PV (Proa Verdadeira) e da MR (Marcação Relativa) podemos observar que a MV (Marcação Verdadeira) é o resultado da seguinte operação matemática.

PV + MR = MV, portanto se PV=030º, MR=060º a MV = 090º

A. Marcação Magnética (MM):
É o ângulo formado entre o Meridiano Magnético e a direção da estação. PM + MR = MM. (O Meridiano Magnético é o Meridiano Verdadeiro acrescido (setor W) ou decrescido (setor E) da DMG (Declinação Magnética)). Obs: MM é a soma da PM de uma aeronave com a MR de uma estação.
B. Linha de Posição (LP): É a linha ao longo da qual encontra-se uma aeronave. No vôo IFR sua LP é uma das linhas das Rosas dos Ventos de uma estação, ao longo da qual encontra-se uma aeronave.


Linha de Posição Verdadeira (LPV)
:
É o ângulo formado no sentido NESO (Norte, Leste, Sul, Oeste), do NV (Norte Verdadeiro) que passa pela estação até a linha da aeronave.

PV + MR = MV +/- 180 = LPV
LPV +/- DMG = LPM (Radial)


Linha de Posição Magnética (LPM):
É o ângulo formado no sentido NESO (Norte, Leste, Sul, Oeste), do NM (Norte Magnético) que passa pela estação e liga a aeronave.

ifr_7.gif (17306 bytes)

Portanto:
PM + MR = MM +/- 180 = LPM
PV + MR = MV +/-180 = LPV

MV +/- DMG = MM (QDM)
LPV +/- DMG = LPM RDL

OBS.: É imporante ressaltar que as Marcações são ângulos obtidos na posição da aeronave e as Linhas de Posição são ângulos obtidos na posição da estação.

ifr_8.gif (18517 bytes)
QDM: Marcação magnética ou rumo magnético para a estação. (aproxima)

QDR: Linha de Posição Magnética da estação. (afasta)

0 comentários:

Postar um comentário