fonte: airandinas
NDB - No Directional Beacon |
É a estação de rádio transmissora, cuja finalidade específica é a navegação, utilizando o sistema de irradiação de ondas não direcionais de onde provém o seu nome NDB (No Directional Beacon - maiores informações capítulo 1). O NDB transmite geralmente em ondas de baixa freqüência, operando na faixa de 200 a 400Mhz e emite em traço contínuo identificado em curtos intervalos de tempo, pelo seu prefixo em código Morse. O aparelho usado pela aeronave para receber uma estação NDB é o ADF (Automatic Direction Finder). O ADF é um rádio receptor com antena Loop capaz de determinar a direção das ondas emitidas por uma estação (NDB). Há três equipamentos receptores de bordo das ondas eletromagnéticas e emitidas por NDB´s: |
Limbo Fixo Imagine que esteja voando na proa 205º (em relação ao Norte Magnético) e que a estação esteja no seu lado direito como na figura ao lado. No ADF de limbo fixo, a marcação 0º sempre coincide com a proa do avião, portando a indicação lida pelo ponteiro é a direção em que se encontra a estação NDB. Esta marcação é chamada de Marcação Relativa e no caso ao lado seu valor é de MR=065º. Resumindo, para acharmos o QDM ou o QDR temos que somar a proa (curso) com o MR para obtermos a MMG.
Limbo Móvel No caso do ADF com o Limbo Móvel Manualmente, ajusta-se a Rosa do Ventos como se desejar. Por exemplo no caso ao lado, a aeronave voa com a proa 30º, ajustando-se o Limbo com a proa voada e lendo a indicação do ponteiro a valor tido já é o QDM=130º e o QDR=310º em relação ao NDB. Portanto não é necessário somar o MR como no caso anterior. O ajuste do Limbo elimina o MR e já nos dá o valor desejado. Limbo Móvel Automaticamente (RMI)
Neste equipamento a forma de leitura é a mesma do equipamento anterior (ADF de Limbo Móvel Manualmente), mas não há ajuste de Limbo Manualmente o próprio aparelho se ajusta conforme a proa da aeronave. Além da indicação do NDB este aparelho nos da a indicação do VOR, assim como outras referências que podem ser notadas na figura acima. No caso acima a aeronave está voando na proa do NDB, que é de 60º.
Marcações | ||||||||
Marcação Relativa (MR): É o ângulo formado entre o eixo longitudinal da aeronave e a direção da estação. Sempre no sentido horário.
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A. Marcação Magnética (MM): É o ângulo formado entre o Meridiano Magnético e a direção da estação. PM + MR = MM. (O Meridiano Magnético é o Meridiano Verdadeiro acrescido (setor W) ou decrescido (setor E) da DMG (Declinação Magnética)). Obs: MM é a soma da PM de uma aeronave com a MR de uma estação. | ||||||||
B. Linha de Posição (LP): É a linha ao longo da qual encontra-se uma aeronave. No vôo IFR sua LP é uma das linhas das Rosas dos Ventos de uma estação, ao longo da qual encontra-se uma aeronave. | ||||||||
OBS.: É imporante ressaltar que as Marcações são ângulos obtidos na posição da aeronave e as Linhas de Posição são ângulos obtidos na posição da estação.
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