17 de jan. de 2010

Sala de aula: IFR (parte4)

Por João Marinheiro
fonte: airandinas

Navegação Rádio - Propriedades, efeitos e fenômenos

Propriedades, efeitos e fenômenos
  1. Cone de Silêncio: É a zona de silêncio formada na vertical da antena de um transmissor. A energia eletromagnética emitida por um transmissor, forma na vertical de sua antena uma zona sem sinal, semelhante a um cone invertido, com vértice na antena. Quanto mais alta for sobrevoada a estação, maior será o seu cone de silêncio.

  2. Propriedade das Ondas de Rádio: As ondas de rádio, tal como as ondas luminosas, sofrem Reflexão, Refração, Difração e Absorção e também perdem sua energia, ou se enfraquecem, à medida que se afastam do seu ponto de origem, ou seja do Rádio Transmissor.

  3. Erros nas marcações de Rádio:

    1. Fading: É a chegada das ondas superficiais e refletidas a um receptor em fases diferentes (ciclos defasados) e por isso se anulam. Causam, com isso ausência temporária das ondas.

    2. Efeito Montanha: É a variação brusca do caminho percorrido pelas ondas em terrenos montanhosos. Isso acontece mais com as ondas de superfície (ground wave).

    3. Efeito Costa: É o efeito causado pela passagem da onda na linha do litoral vinda de um transmissor situado na terra.

    4. Efeito Noturno: É o período em que as ondas superficiais e refletidas se superpõem , devido as mudanças rápidas provocadas na ionosfera nas horas próximas, antes e depois do nascer e do pôr do sol naquela região.

    5. Efeito Atmosférico: É aquele causado pelas descargas elétricas originárias pelos CB´s ou outras nuvens carregadas de eletricidade estática. Quando a zona de tempestade é muito forte os indicadores dos ADF´s apontam para os CB´s.

    6. Efeito Alta Tensão: Quando voamos a baixa altura e próximo a locais que conduzem energia elétrica em grande quantidade, a sensibilidade do instrumento poderá ser afetada. As linhas de Alta Tensão são um exemplo.

  4. Transmissão de Onda de Rádio: É a energia eletromagnética de movimento oscilatório que é irradiada ou recebida por meio de antenas.

  5. Antenas: As antenas podem ser direcionais ou não direcionais, dependendo da forma como se propagam as ondas de rádio.

    1. Direcionais: É aquela que transmite ou recebe ondas de rádio em uma ou mais direções determinadas. É o caso do VOR (VHF Ominidirecional Range), a antena de Loop também é uma antena direcional.

    2. Não Direcional: É aquela que irradia Ondas de Rádio em todas as direções. Em geral uma antena transmissora ou receptora é formada por uma ou mais torres, que propagam ou captam no espaço as ondas para as quais estão ajustadas, sem entretanto ter condições de determinar a sua direção. Ajustam-se a isso as estações Rádiofusoras (Broadcasting), o NDB (No Directional Beacon – Rádio Farol Não Direcional), etc.

    3. Loop: Em aeronaves, e por se tratar de uma estação móvel, o tipo de antena mais adequada é a Loop, capaz de girar 360º ao redor de seu eixo que por sua vez é perpendicular ao eixo longitudinal da aeronave.

0 comentários:

Postar um comentário