fonte:airandinas
CALOR E TEMPERATURA | ||
Calor: é uma forma de energia. (energia em trânsito) ºC = 5/9 ('F - 32) [] ºF = 1,8Cº + 32 [] 'K = Cº + 273 OBS – Cº - Graus Celsius Zero absoluto: 0º K. É a temperatura na qual cessa agitação dos átomos e moléculas de um corpo. Propagação do calor: A) Processo por Convecção: Se dá na vertical e é efetuado pelas CORRENTES. OBS : Os dois Processos ocorrem simultaneamente , então A provoca B. C) Processo por Condução: É um Processo mais efetivo nos corpos sólidos , principalmente nos metais onde as moléculas permanecem em sua posição original.
| ||
PRESSÃO ATMOSFÉRICA | ||
Pressão atmosférica: P = F/Aou P = m.a / A ou P = m.g / então : P = P/A a) Barômetro: leitura momentânea. Pressão ao nível médio do mar (QFF): É a pressão da estação reduzida ao nível médio do mar para fins puramente meteorológicos. Ajuste do Altímetro(QNH) : È a pressão da estação reduzida ao nível médio do mar para fins aeronáuticos cuja sigla é QNH CARTA SINÓTICA -. Ao analisar a variação de pressão sobre a superfície da terra verifica-se que a mesma forma sistemas organizados de pressão. Isóbaras: linhas que unem pontos de mesmo valor de pressão atmosférica (QFF) , de 2 em 2 HPA . PARES Centro de alta pressão: é aquela no qual a pressão aumenta para dentro do sistema ou diminui para a periferia. Sistema fechado. Crista: é um prolongamento de um sistema de alta pressão, num sistema aberto. Atmosfera padrão: idealizada pela ICAO ou OACI para servir de referência no estudo da atmosfera real . Se estende de uma altitude aproximada de 65.000 ft. Características da atmosfera padrão: 1) Ar Seco. CÁLCULO DE TEMPERATURA PADRÃO (ISA): Exercício: 2º = 1000 Ft ISA - 10 = 15 - (2 x 15) - 10. ISA 15 – (2 x 8) = -1Cº | ||
ALTIMETRIA | ||
Níveis padrões: são níveis de pressão constante para fins meteorológicos. 1000 hpa = 120 m acima do nível do mar Níveis de vôo: são níveis de pressão constantes para fins aeronáuticos. VALOR D : O valor D é igual a diferença entre o QNH QNE multiplicado por 30 Exs: VD = 30 x (1018 - 1013) = 5 x 30 = 150 Ft. Erro altimétrico devido à variação de pressão: Ajuste QNH: fornece a elevação ou a altitude da pista quando uma acft está Pousada nesta. QNH = 1020 VD = (1020 - 1013) x 30 210 Ft | ||
Erro altimétrico devido à temperatura: | ||
1) Voando com temperatura padrão não existe erro altimétrico e nem erro de indicação do altímetro. 2) Voando com temperaturas maiores que a padrão existe um erro altimétrico para mais e indicação do altímetro para menos. 3) Voando com temperaturas menores do que a padrão, existe um erro altimétrico para menos e de indicação do altímetro para mais. 1) (QNH - QFE) x 30 = ELEVAÇÃO DO AERÓDROMO. Erro de temperatura: Et = 0,004 x Ap x /\T 0,004 = constante ISA= 15-(2x5)=5ºC | ||
ALTITUDE DENSIDADE | ||
Ad = Ap +100 x /\T 100 = Constante 1) Ad = 5.000 + 100 x (5º - 5º) Ad = 5.000 Ft. (Indica que a densidade é a padrão para 5.000 ft). 3) Ad = 5. 000 + 1 00 x (Oº - 5º) = Ad = 4.500 Ft. (Indica que a densidade de 4.500 ft está ocorrendo a 5.000 ft). Altitude densidade: é a altitude pressão corrigida para o erro de temperatura .AD alta é favorável para níveis de vôo porém não para operações de pouso e decolagem. |
3 comentários:
como resolver essa questao?
O QFE de um aeródromo situado a 900 pés de altitude é de 992 hPa, nestas condições sabe-se que o QNH é de:
a)1022 hPa; b)900 hPa; c)962 hPa; d)1013 hPa.
43) Em determinado momento a temperatura no FL250 é de –20ºC, logo podemos representá-la da seguinte maneira:
a)ISA + 5 b)ISA + 15 c)ISA + 10 d)ISA + 20
900ft÷30hpa=30hpa (1hpa=30ft)
992hpa+30hpa=1022hpa
Postar um comentário